Marcadores

quinta-feira, 12 de julho de 2012



JARDIM VERTICAL  

Um jardim no quintal preenche de certa maneira a falta de contato que o mundo acelerado de hoje trouxe às nossas vidas. Como é gostoso andar no meio do verde, sentir o perfume das flores, plantar, regar... Simplesmente apreciar!       

No entanto, nem todos dispõem de espaço para ter um jardim. Os jardins verticais surgiram para acabar com este problema e para amenizar a falta de áreas verdes nos grandes centros urbanos.


A fachada do Museé du Quai Branly - Paris, Fr  é surpreendente. Um jardim vertical com diversos tipos de plantas cobre toda a frente do museu.

 

O que diferencia um jardim vertical de um muro verde (aquele com trepadeiras), é que as espécies não são plantadas no solo e sim, em uma superfície aplicada no local escolhido para enfeitarem.


O autor deste projeto e inventor dos Jardins Verticais é Patrick Blanc, um botânico françês, nascido em 1953. Suas criações revolucionaram o mundo da arquitetura e paisagismo. 



Escola de ensino médio especializada em artes visuais e cênicas de Cingapura....
Que tal uma escola assim?

Além da função estética, os jardins verticais também podem proporcionar maior conforto térmico, amenizar a poluição do ambiente e ainda reduzir os ruídos externos.




 Eles também podem ser criados em áreas internas .


Em uma das lojas da Replay, localizada em Florença, na Itália, um imenso painel verde ocupa os 3 andares do prédio decorando seu interior.


Um pouquinho mais perto de nós, na vizinha cidade de Pelotas, um lindo jardim vertical decora a entrada da loja Via Condotti.  Aliás, a loja é um charme só! O projeto todo é do arquiteto Rudelger Leitzke que conseguiu com muito equilíbrio, ousadia e talento dar  "ares" contemporâneos ao prédio antigo da rua Félix da Cunha esquina Voluntários da Pátria.



E aí, ficaram com um gostinho de "quero um" ?

AGUARDEM PRÓXIMO POST COM IDEIAS DE JARDINS VERTICAIS PARA SUA CASA.