Marcadores

terça-feira, 21 de agosto de 2012

VINTAGE E RETRÔ na moda e na decoração


Tudo tem a ver com o passado...
De uma maneira bem resumida podemos dizer que vintage é algo velho com cara de novo e retrô é algo novo com cara de velho.
Segundo alguns, a palavra vintage não tem sua origem ligada a moda. Teria referência às boas colheitas de uva para fabricação dos vinhos, o que levaria a uma boa safra do produto. Ainda, vint teria relação com a boa safra de uvas e age com idade. Quanto mais velho melhor.....

O termo vintage foi incorporado ao vocabulário da moda para designar peças de roupa ou acessórios de um 
estilo pertencente a outra época, mais especificamente das décadas de 1920 a 1960 (alguns ampliam até 80). Uma roupa anterior a este período é considerada antiguidade, e a posterior é designada como roupa de segunda mão. Geralmente os ítens vintage são de extrema qualidade e super desejados pelas pessoas do mundo da moda que gostam de peças originais, exclusivas e valorizam o estilo único! 

Retrô (em inglês, retro) significa para trás. As peças em estilo retrô são aquelas que foram feitas na atualidade, mas com um olhar em tendências e influências do passado. É o relançamento de uma moda. É uma peça nova com estilo e modelagem que remetem aos anos 60, 50, 40… O retrô é uma releitura do passado. 


Em 2001, Julia Roberts usou na premiação do Oscar um Valentino vintage. A partir daí, a onda de garimpar vestidos de festa entre as preciosidades do passado ganhou dimensões inesperadas. 


Em 2006, foi a vez de Reese Witherpoon. Em uma viagem a Paris, a atriz adquiriu seu Dior vintage.

A atriz Natalie Portman, no Oscar de 2012,  vestiu um Christian Dior vintage datado de 1954 e adquirido em um brechó nova-iorquino. 

Nos últimos tempos, vintage é tendência. O uso de roupas e acessórios de outras épocas por celebridades no tapete vermelho, segundo entendidos no assunto, parece ter despertado a paixão pelo vintage.  
Para a grande maioria das pessoas, estas "jóias raras" estão fora de alcance.... Mas muita coisa pode ser adquirida em brechós e nos armários das vovós  para compor looks bem bacanas.

Nos desfiles de moda para o verão 2013 pode-se observar toques vintage em algumas coleções. Um exemplo foi a Iódice que apostou nos round sunglasses que deixaram as modelos parecendo típicas ladies dos anos 60.




Mas encontramos estas duas palavras, vintage e retrô, não só na moda mas também na arquitetura, decoração, fotografia e por aí vai...
Que tal dar um ar retrô na decoração de sua casaIsto não significa ter que moldá-la totalmente ao passado. A decoração retrô resgata elementos que fizeram sucesso em décadas passadas e procura adaptá-los às tendências atuais. Esses elementos criam uma atmosfera nostálgica, despertam sentimentos, lembranças e emoções, principalmente quando um determinado objeto faz parte de uma época especial da vida de quem o adquiriu.

Alguns eletrodomésticos retrôs vem fazendo o maior sucesso.  Um exemplo disso são as geladeiras de formas arredondadas e cores vibrantes que têm estado presentes nos projetos mais atuais de arquitetos e decoradores. 








O frigobar retrô, neste ano de 2012, ocupou espaço nos ambientes da Casa Cor de diferentes Estados. Assim como as geladeiras, apesar do design retrô, são bem modernos no interior e no funcionamento. 



Na  26ª Casa Cor SP; lounge criado por Jóia Bergamo - mix de peças modernas com retrôs.

Gerson Dutra de Sá e Ana Lucia Salama criaram a Suíte do Menino para a Casa Cor SP 2012. Olhem o frigobar e as cores chamativas!

Keila Kinder criou a Sala de refeições para a Casa Cor Paraná 2012. Aqui o frigobar é vermelho.

Outros elementos caracterizam o estilo, como:

- imagens com ícones de personalidades que marcaram as gerações passadas, como Marilyn Monroe, Elvis Presley, James Dean, Audrey Hepburn e The Beatles.  


- quadrinhos com propagandas e rótulos do passado. 


.
Alguns móveis retrô, como cômodas e aparadores, estão merecendo destaque nas decorações. Em outro post falaremos sobre eles.



Há pouco tempo atrás, estive na cidade de Santa Cruz do Sul e conheci uma loja cuja decoração é toda retrô. A Dorinho é uma loja multimarcas e café que no mínimo surpreende pela maneira em que os produtos são dispostos.



  
As geladeiras são vintage. Os adesivos dão uma renovada legal!


As geladeiras realmente antigas, que não funcionam mais, podem ser transformadas em armários para guardar louças, bebidas... No que você quiser. Uma da Dorinho, serviu para guardar livros.
  
Alguns detalhes do café dentro da loja...




Fica a dica para quem for a Santa Cruz do Sul!


Rosalice