Marcadores

sexta-feira, 3 de agosto de 2012



 E VOCÊ?


A Boungainvillea é  nativa da América do Sul, mais especificamente do Brasil.

O nome da planta foi dado em homenagem ao navegador francês Louis Antoine Bougainville que, entre 1766 e 1769, comandou uma expedição ao redor do mundo acompanhado de cientistas. Ao chegar no Rio de Janeiro, um naturalista que acompanhava a expedição, Philibert Commerson, descobriu uma admirável planta, com grandes inflorescências de um magnífico violeta.

Encantado com a planta, Bougainville levou alguns exemplares para a Europa e os presenteou ao Rei Luís XV. Assim, ela ficou conhecida e começou a ser cultivada em várias partes do mundo.

Uma amostra de tais exemplares se encontra no Museu de Paris, e é a primeira referência formal a essa espécie brasileira.

Para homenagear Bougainville, seu nome passou a ser o nome científico da planta: Bougainvillea, que em latim quer dizer " planta de Bougainville".


Você sabia que as belas e coloridas "flores" da Bougainvillea, não são exatamente flores? São brácteas (folhas modificadas) que envolvem as pequenas e verdadeiras flores amareladas. O conjunto confere uma aparência exótica à planta que pode ser simples ou dobrada. Por ser uma espécie muito hibridizada já se obteve brácteas com  várias formas e cores, inclusive bicolores.  


A Bougainvillea tem vários nomes populares como "Primavera", "Três Marias" e "Flor-de-papel".


É cultivada geralmente como trepadeira para revestir caramanchões e cercas... 




Ou como arbusto rente à algum muro ou algo do gênero.


Sendo uma planta rústica, a Bougainvillea  necessita de poucos cuidados. Ela se desenvolve melhor em condições de sol pleno, clima quente e úmido, e suporta solos mais secos. 
 

A  Bougainvillea  pode florescer várias vezes ao ano, exceto em épocas muito chuvosas, e com limitações nos períodos frios (dependendo da espécie). Em temperaturas, muito baixas costuma perder suas folhas.




As regas podem ser feitas de 15 em 15 dias sendo que, sua frequência deve ser aumentada nos primeiros meses após o plantio ou em épocas muito quentes.



Da primavera até o verão, principalmente quando a planta estiver florescendo, deve-se fazer a adubação com matéria orgânica (torta de mamona + farinha de osso). Não se aduba no inverno ou quando a planta estiver debilitada. No outono, é possível utilizar um fertilizante de lenta decomposição, tipo osmocote.


A poda deve ser feita após o término da floração retirando os galhos velhos e os mal formados. Isto deve ser feito até a metade da primavera.


Pega de galho? Sim.
Escolhe-se um ramo robusto da planta e corta-se estacas com uns 20 cm de comprimento. Ambas as extremidades da estaca devem ser cortadas com uma lâmina bem afiada e sempre  em bisel. Todas as folhas devem ser retiradas.
Em um recipiente, coloca-se terra e enterra-se as estacas até um terço de seu comprimento.

As estacas devem ficar a meia sombra, protegidas do vento. Rega-se sempre que a terra estiver seca. 
Após um período de 30 a 60 dias, as estacas já deverão estar enraizadas e com folhas novas. Com cuidado, para não quebrar o torrão, deve-se transportar as mudas para o local definitivo.



 A Bougainvillea pode ser cultivada em vasos porém seu crescimento é mais lento.


Que tal um bonsai bougainvillea?


São muitas as espécies do gênero Bougainvillea porém, as mais comumente cultivadas são as spectabilis e glabra. Todas são lindas!



Um obrigada muito especial a amiga Cláudia que, assim como eu, adora bougainvilleas e me enviou várias imagens para este post. 

Rosalice