Marcadores

quarta-feira, 18 de julho de 2012

JARDINS VERTICAIS: soluções para sua casa

Se você está pensando em ter um cantinho  verde em sua casa, mas não encontra um espaço livre, a solução pode estar nas paredes. A criação de jardins verticais é uma tendência mundial de paisagismo.



Para sua montagem , como já mencionamos em postagem anterior, é necessário a fixação de um suporte na parede que irá acomodar as plantas.


Existem  no  mercado   blocos  pré-moldados de concreto que  funcionam como grandes jardineiras. Os blocos tem nichos para passar vigas de sustentação.


Também existem blocos cerâmicos (Green Wall Ceramic) que podem ser fixados em paredes ou em muros utilizando argamassa. A pintura da parede deve ser descascada para que se tenha uma melhor fixação dos blocos. Após a instalação é necessário impermeabilizar o painel. As jardineiras podem ser pintadas ou receberem outro tipo de acabamento.


Outra opção é utilizar painéis de fibra de coco que devem ser colocados sobre paredes impermeabilizadas. São ideais para pequenos espaços em varandas e apartamentos


Pequenos painéis de fibra de coco emoldurados com madeira ou utilizados com outros materiais (como taquarinhas) criam um efeito bonito em muros.


Lindo, não é mesmo?


A arquiteta Rosalia Holzschuh Fresteiro, no terraço de sua residência em Porto Alegre, usou o sistema modular para transformar uma parede em um tapete ecológico. O sistema modular é do tipo faça você mesmo. A estrutura é de plástico injetado e pode ser fixada em diferentes tipos de superfícies.


Neste jardim foram utilizadas aproximadamente 600 mudas de plantas e um sistema de irrigação automatizada por gotejamento.

      
Após a montagem da estrutura, é só escolher as mudas das plantas. Samambaias, orquídeas, suculentas... Qual a melhor? Depende. Algumas necessitam de luz solar direta, enquanto outras preferem a sombra. Há aquelas que se adaptam mais a locais  frios, assim como outras que vivem melhor em altas temperaturas. É interessante consultar um profissional da área para que lhe indique as melhores espécies para o seu local. Depois é só esperar que as plantas cresçam e tapem todo o suporte resultando numa linda parede verde.

Alguns kits para montagem de jardins verticais de sistema modular podem ser adquiridos pela internet.

http://www.tocadoverde.com.br/wallgreen.html

http://www.thermogreen.com.br/


Quadro vivo é um jardim vertical móvel e autônomo em que diferentes composições de plantas naturais são contidas por um quadro de madeira especial e vedada (evitando vazamentos e umidade). Ele pode ser colocado em qualquer local com boa luminosidade. Para sua fixação somente é necessário fazer dois furo para as buchas.


Um sistema de rega automático é embutido na própria moldura/estrutura do quadro composto por um reservatório próprio que permite a circulação da água distribuindo-a uniformemente entre as plantas e recolhendo o excesso para ser utilizada novamente, sem  ocasionar vazamentos nem umidade. Um microcomputador se encarrega de gerenciar as regas.
Estes quadros, disponíveis em diferentes tamanhos, acabamentos e cores, podem ser usados em áreas internas ou externas cobertas. Não necessitam de ponto de água e energia próximos. 

http://www.quadrovivo.com




Que tal  um quadro de manjericão na cozinha? Eu amei!




Uma solução simples para montagem de um jardim vertical é a utilização de treliças de madeira...

...Ou de ferro.



Também podemos usar tábuas de madeira para acomodar os pequenos vasos. 




Mas, se ainda você achar que tudo isso é difícil, pendure simplesmente os vasos na parede. Disponha-os com equilíbrio e harmonia e você terá um belo jardim.


Selecionamos  mais algumas ideias para você se inspirar. 










Qualquer cantinho em casa dá para fazer um lindo  jardim, não é mesmo?