Marcadores

terça-feira, 23 de outubro de 2012

AZUL KLEIN





Nos últimos tempos tem-se falado muito na cor azul Klein cor esta que continuará em evidência no verão 2013. A denominação Klein tem origem no nome do pintor, escultor e escritor francês Yves Klein. 


Yves, que viveu entre os anos de 1928 e 1962, foi um dos precursores da arte conceitual e das performances artísticas. Não teve uma formação acadêmica no campo das artes, mas conviveu com esse ambiente desde sempre, pois seus pais também eram pintores. 


Sua forma de fazer arte se resume em três palavras: cor, corpo e imaterial. Talvez as obras que o tenham deixado mais conhecido no mundo sejam seus monocromáticos mas, como ele mesmo gostava de dizer: “Minhas pinturas são as cinzas da minha arte.” 


Seu trabalho com cores teve basicamente três fases: Dourado, Azul e Rosa. Desses trabalhos, os que possuem maior destaque são, sem dúvidas, os coloridos com a famosa cor patenteada pelo pintor com o nome International Klein Blue (IKB, =PB29, =CI 77007) - Azul Klein. 





Paralelamente às pinturas convencionais, em diversos trabalhos Klein utilizou-se de modelos nuas cobertas com tinta azul como se fossem "pincéis vivos". As modelos moviam-se ou imprimiam-se sobre telas para formar as imagens. Este tipo de trabalho foi denominado pelo artista de “Antropometria”. Dentro desta mesma linha de trabalho estão as "gravações" de chuva que Klein realizou dirigindo com uma tela coberta com tinta fresca atada no teto do carro e as "pinturas" feitas com maçarico, queimando a tela. 





Algumas vezes sua criação se transformou em performances - em 1960, por exemplo, uma platéia vestida a rigor observou modelos realizarem suas tarefas enquanto um grupo de músicos executavam “A Sinfonia Monotônica”, de 1949, que consistia de uma única nota.






O azul Klein é realmente lindo!













































Rosalice