Marcadores

sábado, 28 de julho de 2012

CHÁ COM GUSTAV KLIMT


Hoje preparamos uma mesa de chá em homenagem ao artista  austríaco Gustav Klimt que teria completado 150 anos em 14 de julho. 




Criticado pela alta dose de sensualidade de seu trabalho, Klimt tornou-se um dos mais importantes pintores do mundo.

Em 1897 o artista fundou o grupo Secessionista cujo objetivo era enfrentar a burguesia e liberar a arte de todo academicismo. No entanto, foram as encomendas de retratos de mulheres da burguesia que o sustentaram. 

O quadro "Retrato de Adèle Bloch-Bauer I", mostra a mulher e seu lugar na sociedade do início do século XX.  Mesmo tendo o corpo coberto por luxuoso vestido e jóias, a sensualidade feminina está presente.




Também do icônico período dourado, "O Beijo"é uma obra-prima que até hoje exerce um enorme fascínio sobre todos. Esta obra carrega um pouco das influências e dos fetiches de Klimt. O homem dissolvido em um abraço e protegido por uma manta colorida, remonta pedaços da vida do artista que era tão encantado pela geometria dos mosaicos bizantinos, quanto pelas tramas dos cabelos ruivos de sua musa. Em "O Beijo" a beleza decorativa do quadro mascara o erotismo retratado. 


Para compor a mesa, usei um jogo americano e xícaras (da revista Caras) que trazem a estampa da obra "Retrato de Adèle Bloch-Bauer I" , um dos quadros mais valiosos do mundo. 


A estética tão característica de Gustav Klimt já foi expressa várias vezes em pôsteres e canecas, mas principalmente em artefatos no campo da moda e design. Grandes estilistas como Carolina Herrera e Christian Dior já fizeram referência às obras do pintor, colorindo as passarelas com os tons dourados de Klimt.



Três mini Calandivas amarelas foram colocadas dentro de bowls de louça  branca. 


 Para dar um maior contraste ao conjunto, usei Astromélias roxas em duas garrafinhas de vinagre. 

Guardanapos, bule e açucareiro brancos,  porta-guardanapos com rosas amareladas, talheres e pratos de vidro.  



Pronto, a mesa está terminada! Depois é só colocar as guloseimas... 



Talvez a mesa tenha ficada simples demais frente a riqueza e requinte de detalhes da obra de Klimt.  Poderia ter usado um jogo americano dourado (este eu ganhei de uma amiga há anos atrás). O que acham?


Um lindo final de semana para vocês!