Marcadores

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

LAVANDAS


Lavanda e renda ... Combinação perfeita... Delicadeza, romantismo e um certo ar bucólico. 

As lavandas (popularmente conhecidas como alfazemas) são plantas do gênero Lavandula, da família Lamiaceae. Suas flores azuis ou arroxeadas reúnem-se em inflorescências tipo espiga e são bastante perfumadas. Ocorrem ainda diversos híbridos e variedades como a 'Alba' de flores brancas, a 'Hidcote Pink' de flores róseas ou a 'Nana' de pequeno porte. A floração ocorre na primavera e se estende pelo verão atraindo abelhas e borboletas. 



As flores da lavanda produzem um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade produzido pelas abelhas. O mel da variedade lavanda foi produzido inicialmente nos paises que cercam o Mediterrâneo, e introduzido no mercado mundial como um produto de qualidade superior.

O cultivo comercial da planta é para a extração de óleos, que são utilizados como anti-sépticos, em aromaterapia e na indústria de cosméticos. Como produto terapêutico, em infusão, deve ser evitado o uso contínuo, podendo produzir excitação em dose tóxica.
O óleo essencial da lavanda (do latim "lavare", "lavar") já era utilizado pelos romanos para lavar roupa, tomar banho, aromatizar ambientes e como produto curativo (indicado para insônia, calmante, relaxante, dores, etc.). O óleo é obtido da destilação das flores, caules e folhas da espécie Lavandula officinalis

As flores púrpuras das lavandas e os brotos, de fragrância suave, são utilizados em potpourris. Secos e embalados em pequenos saquinhos de tecido de algodão são utilizados para serem colocados entre as roupas do armário para dar-lhes uma fragrância fresca e agradável, e também para impedir a presença de insetos e parasitas


As flores da lavanda podem ser utilizadas como decoração de bolos. Também é usada como erva, isoladamente ou como ingrediente da erva da Provence (tradicionalmente inclui manjericão, louro, manjerona, alecrim, segurelha e tomilho - a lavanda, assim como raspas de casca de laranja, às vezes é adicionada ao mix francês). 


As lavandas crescem em jardins. São excelentes para compor maciços, bordaduras ou pequenas cercas-vivas, mas podem prestar-se como arbustinhos isolados ou em grupos irregulares, perfeitos em jardins de estilo inglês. Desenvolvem-se muito bem em vasos e jardineiras. Suas flores também são usadas para arranjos florais secos.


Dicas para o plantio
- O plantio pode ser feito em qualquer época do ano, exceto em épocas de geada.
- Nos solos de calcário ou neutros, espace as lavandas em 1,5 m. Certifique-se que é uma área ensolarada, com pelo menos 6 horas de sol diárias.
- Espalhe as raízes verticalmente. Lavandas entrelaçam suas raízes, perto da superfície do solo.
- Coloque por cima terra limpa, adicionando um adubo equilibrado, e esterco seco.
- Irrigue uma vez por dia, sem encharcar, de preferência no início da manhã ou no final da tarde.  Use uma cobertura solta sobre as raízes.
Poda
- Corte os ramos próximos do solo primeiro;
- Use uma serra estreita para evitar danos;
- Se for um arbusto grande, corte os brotos;
- Remova os pendões de sementes;
- O corte pode reduzir as flores.
Plante lavandas numa área onde exista uma boa drenagem, elas não gostam de ter suas raízes encharcadas.  Ponha cobertura levemente para conservar a umidade, e mantenha as ervas daninhas longe para que possam sair novos brotos.
Considere o local para a lavanda, pois ela é resistente e vai crescer muito ao longo dos anos, bem como se espalhar.

PROVENCE E OS CAMPOS DE LAVANDAS

A Provença situa-se no sudeste da França e é limitada pelos Alpes e pela Itália a leste, pelo rio Ródano a oeste, e pelo Mediterrâneo ao sul. Possui características topográficas muito particulares, com planícies férteis no vale do Ródano, montanhas a leste (em especial o monte Ventoux, a cordilheira Luberon e as Aupilhas) e pântanos no sul (o Camargue). É uma região que atrai muitos turistas principalmente nos meses de julho a agosto, período em que os campos ficam cobertos de lavandas (também de girassóis e trigo).

Foi nessa região que pintores como Vincent Van Gogh, Paul Cézanne, Henri Matisse e Pablo Picasso, buscaram inspiração para grande parte de suas maravilhosas obras. Atraídos por uma luz natural incomum, que torna mais saturadas as cores vibrantes de extensos campos de lavandas, girassóis, papoulas e outras flores de estação, esses artistas foram os primeiros a se interessar pelo clima ameno, a vida simples, mas sofisticada e farta, usufruída  pelos provençais. 


Como não se encantar com estas paisagens?










Outro dia, passeando pela praia do Cassino, avistei uma casa com muitas lavandas no jardim. Não resisti e fotografei.



Rosalice