MACARONS
Alguns dizem que os macarons vieram da Itália durante a Renascença.Catarina de Médici, ao casar-se com Henrique, Duque de Orleans, apresentou esta guloseima à Corte Francesa.
Já os franceses, afirmam que a receita era confeccionada anteriormente nos monastérios de Cormery, França, desde o ano de 791. Independente da origem, os macarons eram apenas “biscoitos” de amêndoas sem recheio.
No séc. XVII, os macarons foram comumente confeccionados pelas Carmelitas, que seguiram os princípios de Theresa D’Ávila: “Amêndoas são boas para as jovens que não comem carne.”
Durante a Revolução Francesa, duas freiras especializaram-se no preparo e comercialização dos macarons, tornaram-se famosas e passaram a ser chamadas de Souers Macaron (Irmãs Macaron).
Já no séc. XX, Pierre Desfontaines, fundador da famosa Pâtisserie Ladurée introduz um recheio cremoso aos macarons, e um acabamento liso na superfície sem perder a suavidade que é a forma atual.
A primeira pâtisserie Ladurée foi inaugurada em 1862, mas foi só no início do século XX que eles inventaram o macaron: dois suspiros colados por um recheio cremoso.Desde então os macarons Ladurées são considerados uns dos melhores de Paris. São vários perfumes que variam de acordo com a estação. Dos perfumes clássicos como chocolate, chocolate amargo, vanille, aos exóticos como côco e menta.
Algumas imagens de macarons para dar água na boca!!!
Fica a dica para a sua próxima visita à Paris: Não deixe de conhecer a Ladurée e provar estas delícias de macarons!!
Alguns endereços da Ladurée em Paris:
75, av. Champs Elysées 75008
99, rue de Rivoli 75001 ( interior do Louvre)
18, rue Royale 75008
21, rue Bonaparte 75006
64, boulevard Haussmann 75009 (Printemps)
Bon appétit!!!
Vera Márcia