Marcadores

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

CADEIRAS E POLTRONAS


Cada vez mais as cadeiras e poltronas estão se tornando peças de destaque na decoração. Seja na sala de estar, no canto de leitura, no home-theater, no quarto ou até na cozinha, elas ajudam a personalizar o espaço, promovendo charme e conforto. 
Existem vários modelos de cadeiras e poltronas mas a escolha desses itens requer atenção especial. Deve-se verificar as medidas do móvel e do local onde se pretende colocá-lo para que não atrapalhe a circulação do ambiente. Depois é pensar na cor, tecido e se o estilo da cadeira vai ficar em harmonia com o resto do mobiliário. Mas se você quiser causar um impacto no seu espaço, escolha uma cadeira com tonalidade vibrante que contraste com as demais peças. 

Um dos maiores clássicos do design é a Cadeira e o Puff Charles Eames. Juntos formam uma confortável espreguiçadeira. Ela foi criada pelo arquiteto Charles Eames com a ajuda da designer e também sua esposa Ray Eames em 1956. Orientados esteticamente pelas formas orgânicas, citavam a parábola da ” folha de bananeira ” ( prato de comida no sul da India ) como inspiração para a criação de seus projetos.
A poltrona Charles Eames tem um aspecto sofisticado e está entre os sonhos de consumo de muita gente.
Normalmente ela é encontrada com estofamento de couro branco ou preto.




Desenhada em 1948 pelo casal americano Charles e Ray Eames, a La Chaise se tornou parte da coleção premiada de Arquitetura e Design do MOMA (Museu de Arte Moderna de Nova York). Esta Chaise foi inspirada em uma escultura de Gaston Lachaise, chamada de “Nu Reclinado” de 1927.  O nome do escultor, é claro, também inspirou o nome da cadeira. O casal Eames foram grandes precursores na utilização de materiais poliméricos nas mais variadas aplicações.



Outros modelos do casal Eames:


Com inspiração nas de Charles Eames, muitas outras cadeiras e poltronas foram criadas, como a Vergas da Líder Interiores.



A Poltrona Egg (ovo) foi criada em 1957 por Arne Jacobsen e produzida por Fritz Hansen para o SAS Royal Hotel de Copenhagen, Dinamarca. Seu ajuste de reclinagem e sua concha em fibra de vidro revestida em tecido, couro ou sintético tornam essa cadeira um ícone do design mobiliário. A cadeira Egg possui um design atemporal e vai bem em todos os ambientes, passando por estilos que vão do clássico ao contemporâneo.








A Poltrona Swan foi também projetada por Arne Jacobsen e manufaturada por Fritz Hansen. Seu design não possui linhas retas – apenas curvas que lhe conferem um elegante formato orgânico.



A Bubble Chair, do designer finlandês Eero Aarnio, foi criada em 1968. O efeito que ela proporciona no ambiente fala por si só. Usada também em ambientes comerciais, ela trás uma sensação de modernidade, leveza com um toque lúdico.


A Poltrona Barcelona é um sucesso desde seu lançamento em 1929. Seu design, sempre atual, é obra de Mies Van Der Rohe, renomado designer do modernismo, conhecido por inovar nas linhas e materiais de suas obras. Outra peculiaridade da Poltrona Barcelona é o cuidado nos detalhes, especialmente desenhados para criar linhas de perfeita harmonia. Além disso, ela é extremamente leve e adaptável a diversos ambientes e decorações.



Le Corbusier é um dos mais consagrados nomes do design do século XX. Suas criações expressavam seus ideais modernistas, e a Poltrona LC2 é o maior ícone de seu trabalho.
“A mais famosa poltrona do Século XX” foi apresentada no Salon d’automme em Paris, 1929. Mas tomou suas formas atuais em 1959, quando foi reintroduzida através do trabalho de Heidi Weber.
Suas formas estreitas e as curvas de sua estrutura a tornam particularmente difícil de fabricar. Em compensação, a tornam elegante e versátil – seja no escritório, sala de estar ou quarto, a Poltrona LC2 nunca fica deslocada.



Outra criação do arquiteto e designer Le Corbusier – ou Charles Édouard Jeanneret-Gris, a Chaise Le Corbusier - também chamada de LC4, parece flutuar no ar. Exposta no salão de outono em Paris, em 1929, a chaise segue as curvas naturais do corpo numa estrutura de metal e couro. Afinal a natureza, que fez parte da infância do artista, inspirou muitos de seus trabalhos, que influenciaram renomados arquitetos modernistas brasileiros, como Lúcio Costa e Oscar Niemeyer.


Pierre Paulin , designer francês, foi o criador da Poltrona Trevo.



Mais algumas cadeiras que podem tornar sua sala,  escritório ou quarto um lugar com muito mais charme e sofisticação.






 Até uma poltrona com forro em crochê pode dar mais personalidade ao seu ambiente!





Rosalice