Marcadores

quarta-feira, 22 de agosto de 2012


O QUE FAZER COM LIVROS VELHOS?

Às vezes você se depara em casa com muitos livros, alguns já desatualizados, e se pergunta: o que fazer com eles?  Colocar no lixo? Vender para um sebo? Doar para uma biblioteca ou entidade beneficente? Você já imaginou dar um uso criativo a eles? Principalmente àqueles de capas duras e que estejam ainda em bom estado?
Criatividade não tem limites...  Livros empilhados com um tampo de vidro na parte superior fazem um lindo balcão.  Se for para uma livraria, vai ficar bem bacana.




Em casa, podemos  usar os livros para montar mesinhas, cadeiras ou simplesmente usá-los como um objeto decorativo sobre algum móvel na  sala.







Quem sabe transformar os livros em pequenas floreiras?




Para fazer uma floreira destas você vai precisar:

. Livro antigo (grosso e de capa dura)
. Pequenos vasinhos  de suculentas
. Carvão de base (que suga o excesso de água) 
. Musgo
. Estilete
. Mod Podge (produto usado para découpage que reúne as características de cola, selador e finalizador -      "verniz") . Tem um produto similar da marca Mural Color.
. filme plástico
. flores de tecido (não são necessárias)

Modo de fazer:

1. Desenhe um retângulo do tamanho que você deseja para a floreira. Ele servirá de guia para o corte.

2. Use um estilete para escavar um espaço profundo o suficiente para plantar as suculentas.(3 - 4 cm, depende da grossura do livro). Em seguida selar com o Mod Podge.

3. Para proteger ainda mais o livro, coloque uma camada de filme plástico no espaço e espalhe um pouco de carvão de base. Coloque os vasinhos de suculentas e para que não apareçam, preencha  as laterais com musgo. Se quiser, pode enfeitar com flores de pano.
Outra ideia interessante é utilizar os livros como prateleiras.

Primeiro você deve escolher livros com lombadas bonitas e que, juntos, formem um conjunto bonito.

Você vai precisar também de três cantoneiras para cada livro. Duas servirão para sustentar o livro e a outra será usada na parte superior. A seguir, meça a espessura do livro e comece a furação.


Encaixe o livro deixando a capa superior sobre a cantoneira. Pronto, está feita a prateleira!


Outra sugestão, é confeccionar um abajur com os livros. 


A designer britânica Lucy Norman, do estúdio Lula Dot, cria belas luminárias com livros. Lucy diz que "busca reutilizar o lixo de Londres e transformá-lo em beleza duradoura". Explica que atualmente não há infraestrutura instalada para reciclar o papel de livro porque o papel é de baixa qualidade e a cola da lombada precisa ser removida. Assim, estes livros descartados são utilizados para criar um lindo lustre. Todas as páginas são dobradas ao meio, o que produz um arranjo circular pendurado em torno de uma luz de teto. Dessa forma é que surge a luminária denominada Light Reading.




Michael Bom e Antoinet Deurloo são dois 'artistas-criadores' do estúdio de design holandês Bomdesign. Eles reproduzem luminárias criadas a partir de livros reciclados. 




Esperamos que tenham gostado das sugestões. Se alguém se animar e realizar alguma dessas ideias, ficaríamos felizes em compartilhar o resultado final.

Rosalice