Marcadores

sábado, 25 de agosto de 2012

CAFEZINHO   NO  JARDIM

Eu adoro café! Após o almoço ele não pode faltar.  É claro que café passado na hora tem o seu valor mas como geralmente aqui em casa só eu tomo, uso mais o solúvel. 

Ontem o dia estava lindo. Fui tomar meu café no banco do jardim (lugar que adoro ficar). Foi ali do lado que montei a mesa de café. 



Escolhi um conjunto de xícaras azul e branca da Porcelana  Monte Sião.

     

Uma mini Calandiva amarela e duas violetas (ainda sem flores) dentro de vasos e cumbuca, também da Monte Sião.
  
     

Três garrafas de vidro azuis... 

     

Adoro a luz refletida sobre a toalha branca!


Em uma bandeja, o bule para a água, açucareiro e dois potes: um com o café solúvel e o maior com pães de mel.

     

Os pães de mel são da Sabor e Mel. Não é por que são de minha irmã, mas são uma delícia. Quem conhece sabe! 




A Porcelana Monte Sião foi fundada em 1959. Tudo começou com a fabricação de pequenos bibelôs. Sob encomenda, foi solicitado que fosse feito uma cópia de uma jarrinha azul e branca recém trazida de Portugal. A peça foi reproduzida e fez tanto sucesso que passou a ser um modelo de produção. Outros modelos parecidos foram desenvolvidos e produzidos e o sucesso continuou.
A fim de diversificar a linha de produtos, começaram  a fabricar  xícaras, pires, travessas, canecas, copos, etc. O sucesso não parou. Tudo era artesanal... 
Quando a fábrica foi instalada, a cidade de Monte Sião (Minas Gerais) era basicamente rural, não havia visita de turistas nem comércio significativo. Com o aumento de turistas visitando a fábrica, as costureiras locais começaram a fazer ponto no local para vender suas malhas tecidas em suas casas. Monte Sião é  conhecida como a Capital Nacional do Tricô e hoje pode ser considerada uma referência em moda em tricô, produzindo e distribuindo seus produtos para diversos pontos do país. Mas a cidade também é conhecida por sua porcelana azul e branca.


Apesar tantos anos de existência, a Porcelana Monte Sião não se rendeu até hoje à tecnologia e produz porcelana da mais alta qualidade em forno a lenha. O segredo da legítima porcelana está na mistura dos gases da lenha queimada com a porcelana encandecida, que lhe confere extrema rigidez e qualidade.
Atualmente a Porcelana Monte Sião é auto-suficiente em madeira para queima dos seus fornos, mantendo uma área especialmente reflorestada. O diferencial destas  porcelanas é justamente a valorização do artesanal, do exclusivo, onde cada peça é tratada como única.

Na mesa, para o dia-a dia e ocasiões informais, a louça Monte Sião fica linda. Você pode conferir nas fotos enviadas por uma amiga que, assim como eu, aprecia esta porcelana azul e branca. 







Rosalice



Sabor e Mel
Rua General Vitorino, 591
(53) 9122-2694
www.wix.com/Rosangelaknak/Sabor-e-Mel2