Marcadores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

COZINHAS:
                o prazer do convívio com a inspiração dos aromas  

A cozinha de antigamente era grande. Nela os familiares se reuniam em torno da mesa enquanto a mãe ou a vó cozinhavam o pão no fogão a lenha. Quando a mulher passou a trabalhar fora, a cozinha foi diminuindo sem muitas vezes caber um espaço para pequenas refeições. Mas hoje, parece que ela voltou a ter o papel que outrora tinha. Está deixando de ser apenas um espaço para preparação de refeições para se tornar um ponto de encontro e de convívio da família e dos amigos. A cozinha é, cada vez mais, o lugar mais vivo da casa. É nela que se compartilham as experiências do dia-a-dia. Assim a decoração da cozinha tem merecido mais atenção: um maior cuidado com a escolha dos materiais, das cores, dos móveis, da iluminação e também com a escolha dos objetos para decorar o ambiente.
A maioria destas cozinhas são de linhas retas e design moderno. Mas tem também as com um ar vintage : acolhedoras e românticas.










Existem pessoas que fazem certas reuniões gourmets para que cada um possa aprender mais com o prato do outro.  Pensando nisto é que os arquitetos criaram os novos modelos de cozinhas gourmet. Cozinhas em que se pode receber os convidados, experimentar novos sabores e mostrar todas as habilidades com o fogão; junto,  é claro, com um bom bate-papo. 
Seguindo uma linha mais moderna, muitas destas cozinhas são integradas com outros ambientes da casa, como sala de jantar e sala de estar.








Quando o espaço permite, as cozinhas possuem uma "ilha" onde fica um bom fogão tipo cooktop com forno separado. Uma coifa grande e eficiente complementa o conjunto da área quente.
A TV de plasma, LCD ou LED também é uma opção bem atual para ser usada neste ambiente, assim como um espaço para uma horta caseira.







  Cozinhas de sonhos...  Prometo um post com soluções para espaços reduzidos. Aguardem! 


Rosalice