Marcadores

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

HORTINHA EM CASA



Comer verduras e legumes colhidos na hora não é privilégio de quem mora no interior. Aliás, já não é também somente de quem mora em casas e tem grandes espaços. Com um pouco de criatividade e cuidado, é possível ter sua própria plantação em qualquer lugar.

Para quem gosta de cozinhar, não há coisa melhor do que ver e exibir para os amigos todas aquelas ervas fresquinhas!

Em grandes espaços, canteiros com dois metros de comprimento por um metro de largura ficam proporcionais. Para formar os canteiros, você pode cercá-lo com tijolos aparentes ou colocar pedriscos entre eles.


Em pequenas áreas, as jardineiras de cimento são mais adequadas. Os modelos ideais são aqueles com profundidade e largura mínimas de 30 cm e capazes de drenar o excesso de água. Assim você evita o excesso de umidade que pode apodrecer as raízes. 

Em geral, as hortas podem ser feitas em qualquer lugar, de pequenos vasos a grandes canteiros. O que muda são as espécies a serem utilizadas.


Grandes espaços (hortas de sítios, jardins) são ideais para cultivo de abobrinha, alecrim, berinjela, boldo, brócolis, chicória, couve, couve-flor, ervilha-torta, espinafre, melissa, milho, pimenta, quiabo, repolho, salsão, sálvia, tomate e vagem.

Já em pequenos espaços (varandas de apartamento, quintais de casa) podem ser plantados agrião, alface, almeirão, beterraba, capim-limão, cebolinha, cenoura, coentro, endro, estragão, hortelã, manjericão, manjerona, orégano, rabanete, rúcula, salsinha e tomilho.

Confira abaixo algumas ideias para pequenas, mas charmosas, hortinhas.