Se você está pensando em ter um cantinho verde em sua casa, mas não encontra um espaço livre, a solução pode estar nas paredes. A criação de jardins verticais é uma tendência mundial de paisagismo.
Existem no mercado blocos pré-moldados de concreto que funcionam como grandes jardineiras. Os blocos tem nichos para passar vigas de sustentação.
Também existem blocos cerâmicos (Green Wall Ceramic) que podem ser fixados em paredes ou em muros utilizando argamassa. A pintura da parede deve ser descascada para que se tenha uma melhor fixação dos blocos. Após a instalação é necessário impermeabilizar o painel. As jardineiras podem ser pintadas ou receberem outro tipo de acabamento.
Outra opção é utilizar painéis de fibra de coco que devem ser colocados sobre paredes impermeabilizadas. São ideais para pequenos espaços em varandas e apartamentos
Pequenos painéis de fibra de coco emoldurados com madeira ou utilizados com outros materiais (como taquarinhas) criam um efeito bonito em muros.
Lindo, não é mesmo?
A arquiteta Rosalia Holzschuh Fresteiro, no terraço de sua residência em Porto Alegre, usou o sistema modular para transformar uma parede em um tapete ecológico. O sistema modular é do tipo faça você mesmo. A estrutura é de plástico injetado e pode ser fixada em diferentes tipos de superfícies.
Neste jardim foram utilizadas aproximadamente 600 mudas de plantas e um sistema de irrigação automatizada por gotejamento.
Após a montagem da estrutura, é só escolher as mudas das plantas. Samambaias, orquídeas, suculentas... Qual a melhor? Depende. Algumas necessitam de luz solar direta, enquanto outras preferem a sombra. Há aquelas que se adaptam mais a locais frios, assim como outras que vivem melhor em altas temperaturas. É interessante consultar um profissional da área para que lhe indique as melhores espécies para o seu local. Depois é só esperar que as plantas cresçam e tapem todo o suporte resultando numa linda parede verde.Neste jardim foram utilizadas aproximadamente 600 mudas de plantas e um sistema de irrigação automatizada por gotejamento.
Alguns kits para montagem de jardins verticais de sistema modular podem ser adquiridos pela internet.
http://www.tocadoverde.com.br/wallgreen.html
http://www.thermogreen.com.br/
Um sistema de rega automático é embutido na própria moldura/estrutura do quadro composto por um reservatório próprio que permite a circulação da água distribuindo-a uniformemente entre as plantas e recolhendo o excesso para ser utilizada novamente, sem ocasionar vazamentos nem umidade. Um microcomputador se encarrega de gerenciar as regas.
Estes quadros, disponíveis em diferentes tamanhos, acabamentos e cores, podem ser usados em áreas internas ou externas cobertas. Não necessitam de ponto de água e energia próximos.
http://www.quadrovivo.com
Que tal um quadro de manjericão na cozinha? Eu amei!
...Ou de ferro.
Mas, se ainda você achar que tudo isso é difícil, pendure simplesmente os vasos na parede. Disponha-os com equilíbrio e harmonia e você terá um belo jardim.
Selecionamos mais algumas ideias para você se inspirar.
Oi meninas , que delicia de blog que vcs criaram, adoro jardins verticais e vcs me deram muitas idéias com esse post!
ResponderExcluirbj e sejam muito bem vindas ao casadecorada viu.
Valeria
Obrigada Valéria!
ExcluirQue bom que gostastes das dicas de jardins verticais! A ideia é esta mesmo, de colocarmos aqui assuntos que gostamos e que possam informar e ajudar nossos amigos.
Seja também bem vinda ao bacana de viver. bjo
Rosalice