Marcadores

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


   CHÁ

A pausa para tomar um chá é um momento especial para relaxar e apreciar o encanto das pequenas coisas à nossa volta...


A lenda conta que a árvore do chá foi descoberta por volta de 2737 A.C. e, talvez por acaso, quando o Imperador chinês Shên Nung, mais conhecido como "Curandeiro Divino", estava passeando por suas propriedades.
O imperador pediu que seus criados lhe servissem água enquanto descansava à sombra de uma árvore. Da árvore caiu uma folha dentro da taça servida com água fervida. Sem reparar, o Imperador bebeu e, foi assim que surgiu a primeira xícara de chá. Pode ser que esta história nem seja verdadeira mas, dá um ar romântico à uma bebida conhecida mundialmente.
A chegada do chá à Europa não foi rápida. sua introdução no continente europeu ocorreu no início do século XVII, em função do comércio estabelecido entre Europa e Oriente.
Dizem que foram os holandeses que levaram a primeira vez o chá à Europa, intensificando seu comércio mais tarde desenvolvido pelos ingleses.
No Brasil, a cultura do chá teve início nos arredores do Rio de Janeiro.

                                                                             

Você sabia...
Que existem mais de 3000 tipos de chás mas, todos feitos a partir da mesma planta?
Que o inglês toma chá com leite e  o russo adoça a boca com mel antes de tomar a bebida?



Chá  das  cinco

A cerimônia do chá da tarde se formalizou como uma ocasião em que as damas se encontravam para conversar e fofocar.
No século 17, a princesa portuguesa Catarina de Bragança, esposa do Rei Charles II, trouxe de Portugal o hábito de beber a infusão, que assim ganhou vários adeptos na Grã-Bretanha, e se tornou uma bebida comum entre a realeza. Por ser comercializado a um valor elevado, o chá só era bebido pelos nobres até o início do século 19, quando reduções no imposto sobre a infusão a tornaram mais acessível à todos.
A ideia do chá da tarde é atribuída à Duquesa de Bedford, em 1800. Como o jantar costumava ser servido somente às 21h, ocorreu à duquesa a ideia de realizar um lanche com petiscos durante a tarde.


Como estamos em época de Jogos Olímpicos, vamos saber onde saborear o tradicional chá inglês.


O mais tradicional...
Salão "Palm Court", do Hotel Ritz, é um salão espetacular, com duas colunas de mármore já na entrada. Há chás de todo lugar: Caravan russo, de hortelã do Marrocos e um blend queniano chamado Ritz Royal English. Muito frequentado por famílias inteiras que se reúnem para tomar chá.


E o mais moderno...                                                                                    
O  Sketch é uma combinação de "Rocky Horror" e "A Fantástica Fábrica de Chocolate". 
O clima esquisito já começa na entrada, com uma empregada ,de uniforme completo, que lhe dá as boas-vindas ao lado de um maître cheio de maneirismos. À direita fica o salão, onde colunas listradas destacam uma mesa maravilhosa de bolos.
Com decoração Marimekko nas paredes, porcelana antiga, abajures com franja, cadeiras que não combinam e fotos estranhas de criaturas meio animais/meio humanas completam o visual do restaurante, bar, clube noturno, sala de cinema e galeria de arte. Clientela eclética e vibrante, como o lugar!!

* Marimekko- marca finlandesa que assina diversos produtos descolados e divertidos. Acho que vale um post especial...


Outros lugares  bacanas para tomar chá em Londres:

Hotel Berkeley- Conhecido por ser uma casa de chá inovadora, onde são servidas guloseimas inspiradas nos acessórios de marca de luxo, como Chanel e Jason Wu. Frequentado pelos londrinos mais ricos e antenados, executivos e fashionistas.


Brown's Hotel- 1º hotel de Londres e vencedor do prêmio "Tea Guild" . Frequentado por jovens empreendedores e casais que curtem um piano.


Hotel Milestone- Pertinho do Palácio, o salão de chá tem vista para Kensington Gardens...precisa explicar?



Hotel Athenaeum- Eleito o melhor chá da tarde de Londres-2012, impressionando até mesmo os juízes da associação.




Claridge's Hotel- Luxuoso, elegante e perfeito todos os dias.


Na verdade, todos estes salões de chá receberam prêmios do "Tea Guild",  nomeando-os  como "o Melhor chá de Londres", obviamente porque todos são tradicionalíssimos em Londres e preenchem todos os requisitos para tal classificação.

Algumas peças antigas... Lindas, dignas de servir um bom chá!!

                                                              
  








Quem sabe tirar do armário aquela louça que está esquecida, montar uma bela mesa e tomar um chá bem quentinho?
Eu fiz isso outro dia...Eram da minha mãe e estou usando direto! Vejam!







O que acharam? Eu AMO esta louça!!!

                                                           V.Márcia






  

2 comentários:

  1. Amei as xícaras,lindas!!!!Amo um cházinho!!!Até as xícaras que eram da vó Lenira fazendo parte do blog,muito bom!!!Bj

    ResponderExcluir
  2. Viste só!!!São xícaras lindas mesmo. bjo

    ResponderExcluir