Marcadores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

COZINHAS:
                o prazer do convívio com a inspiração dos aromas  

A cozinha de antigamente era grande. Nela os familiares se reuniam em torno da mesa enquanto a mãe ou a vó cozinhavam o pão no fogão a lenha. Quando a mulher passou a trabalhar fora, a cozinha foi diminuindo sem muitas vezes caber um espaço para pequenas refeições. Mas hoje, parece que ela voltou a ter o papel que outrora tinha. Está deixando de ser apenas um espaço para preparação de refeições para se tornar um ponto de encontro e de convívio da família e dos amigos. A cozinha é, cada vez mais, o lugar mais vivo da casa. É nela que se compartilham as experiências do dia-a-dia. Assim a decoração da cozinha tem merecido mais atenção: um maior cuidado com a escolha dos materiais, das cores, dos móveis, da iluminação e também com a escolha dos objetos para decorar o ambiente.
A maioria destas cozinhas são de linhas retas e design moderno. Mas tem também as com um ar vintage : acolhedoras e românticas.










Existem pessoas que fazem certas reuniões gourmets para que cada um possa aprender mais com o prato do outro.  Pensando nisto é que os arquitetos criaram os novos modelos de cozinhas gourmet. Cozinhas em que se pode receber os convidados, experimentar novos sabores e mostrar todas as habilidades com o fogão; junto,  é claro, com um bom bate-papo. 
Seguindo uma linha mais moderna, muitas destas cozinhas são integradas com outros ambientes da casa, como sala de jantar e sala de estar.








Quando o espaço permite, as cozinhas possuem uma "ilha" onde fica um bom fogão tipo cooktop com forno separado. Uma coifa grande e eficiente complementa o conjunto da área quente.
A TV de plasma, LCD ou LED também é uma opção bem atual para ser usada neste ambiente, assim como um espaço para uma horta caseira.







  Cozinhas de sonhos...  Prometo um post com soluções para espaços reduzidos. Aguardem! 


Rosalice

Um comentário:

  1. Anônimo20:24

    Adorei. Fico no aguardo para espaços reduzidos.

    ResponderExcluir