OS GIRASSÓIS...
dos campos para a mesa
"Uma luz, que na falta de palavra melhor,
não posso denominá-la de outro modo,
senão amarela."
(Van Gogh sobre Os Girassóis)
Girassóis era um dos temas prediletos de Vincent Van Gogh , talvez porque ele pudesse usar em abundância sua cor favorita.
A tela "Os Girassóis" é uma das mais famosas obras do pintor holandês. Ela foi trabalhada praticamente com a cor amarela. Os tons vermelhos, azuis e verdes que aparecem tem a função de realçar a luminosidade do amarelo.
Van Gogh pintou uma série de girassóis (7 quadros com um número de três, cinco, doze e quinze girassóis) carregados de luz da mais pura magia, como se neles tivessem agregados pedaços de sol.
O girassol é uma planta originária das Américas e cultivada pelos povos indígenas para alimentação. Sua domesticação ocorreu por volta do ano 1000 a.C. Foram encontrados diversos objetos incas e imagens moldadas em ouro que fazem referência ao girassol como seu deus do Sol. Só foi na redescoberta da América que essa planta viajou para a Europa e aí inflamou numerosas curiosidades por causa de seu grande tamanho. Ela se tornou então um dos elementos essenciais da agricultura na Rússia
O Girassol, Helianthus annuus (do grego Helios para sol e Anthos para flor) recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
O Girassol, Helianthus annuus (do grego Helios para sol e Anthos para flor) recebe esse nome porque sua flor acompanha a trajetória do sol, do nascente ao poente.
Sugestão para domingo: mesa de almoço com girassóis*.
Bom fim de semana e um girassol para cada um de vocês!
Rosalice
* As imagens foram encontradas na internet ( autoria desconhecida ) .
Olá Vera
ResponderExcluirOutra flor encantadora, passa uma aura de alegria, de contentamento e vibração.
Verdadeira maravilha.
Beijo
Oi Gurias!!!!
ResponderExcluirAdorei,pois os Girassóis passam luz e alegria!!!
Uma maravilha para os olhos e o coração!!!
Bjss