Marcadores

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

SUCULENTAS

As plantas suculentas são aquelas que possuem raízes talos ou folhas mais grossos permitindo assim armazenamento de  água em quantidades muito maiores que nas plantas normais. Desta forma, as suculentas conseguem manter uma reserva do líquido durante períodos prolongados e sobreviver em ambientes áridos e secos. O exemplo mais típico de suculenta é o cactus.


As suculentas de maneira geral preferem solos ricos e bem drenados. Nunca se deve misturar areia na terra preparada para as suculentas porque "soca" demais. Devemos usar uma fibra natural (pó de xaxim de áreas autorizadas pelo IBAMA), casca de pinus, pedrisquinhos (tipo o que sobra de peneirar uma areia lavada grossa). É bom misturar algum substrato misturado com a fibra e um pouco de terra vermelha de sub-solo de barranco.



Normalmente todas as suculentas gostam de muita luz e morrem ou se descaracterizam na falta dela.


A regra básica é regar abundantemente 1 vez por semana no verão e de 15 em 15 dias no inverno (ou no verão se o tempo estiver chuvoso ou nublado). Não é bom usar prato embaixo do vaso. É importante colocar brita, cacos de cerâmica ou argila expandida no fundo dos vasos para facilitar a drenagem do excesso de água. 

little french pot in rusty spring

Outra coisa interessante é utilizar pedrinhas cobrindo a superfície do vaso o que faz com que a água passe por aquele espaço sem se acumular ali  indo direto para as raízes. Isto evita muito o apodrecimento do colo da planta (pescoço), parte muito sensível a tombamento.


As suculentas podem se adaptar bem a canteiros ou vasos. Vai depender da espécie a ser plantada, da maneira adequada de plantar, observando a luminosidade e a drenagem principalmente. As suculentas preferem vasos de barro (queima de "biscoito"), não vitrificados, e que de preferência sejam rasos e largos, tipo "bacia". 


Para montar um jardim de suculentas devemos combinar espécies que tenham a mesma necessidade básica de luz e frequência de regas para facilitar o manejo.


succulent border



This rooftop succulent garden birdhouse was made with care by Cindy of "The succulent Perch" in So. California.  Isn't it amazing?  Please visit her link to see more of her gorgeous creations and succulents.

Linda Estrin Floral Arts


succulents in an old floor lamp

suculentas





*more gorgeous succulents


Vertical garden

shoes_small.jpg (249×283)















Vera Márcia/Rosalice


Nenhum comentário:

Postar um comentário