Marcadores

sábado, 26 de janeiro de 2013

                       ITALIAN SPRITZ 


Spritz é uma bebida refrescante que é comumente servido na parte norte da Itália, especialmente em Veneza. Muitas cidades tem sua própria versão desta bebida. Na última década, o Aperol Spritz com Prosecco se tornou o mais popular dos "Spritz" servido na Itália. Por ser uma bebida pobre em álcool, é ótima para o início de sua refeição, pois é uma bebida digestiva que aguça o apetite. Em Veneza, é simplesmente chamada de "spreetz". 

La vita osservata tramite un Aperol Spritz. Life look through an Aperol Spritz (italian cocktail)

Aperol Spritz - Italian refreshing wine based cocktail

Spritz: a great Italian drink

#DrinkoftheWeek July 13th - ‘Aperol Spritz’ from London’s cherished Carluccio’s. On a recent trip to the UK, we had the pleasure of visiting Carluccio’s, an absolute Italian café favorite situated in Market Place, just steps from the Oxford Circus in the heart of “NoHo”. Antonio Carluccio has successfully grown the café over the last decade and today is famously known as one of the “Two Greedy Italians” alongside Gennaro Contaldo, a famous Italian chef.

the sugared rim balances the citrus and bitter tinge of the Italian aperitif, Aperol. The color will brighten any winter day.

    ORIGEM

Acredita-se  que  o  Spritz  nasceu durante a ocupação pela Áustria, na Itália. Seu nome, na verdade, pode derivar do verbo alemão "spritzen", "spray", espirrar, ou pode ser ligado ao nome de determinados vinhos austríacos da região ocidental de Wachau. Soldados alemães logo se acostumaram a beber vinhos locais,  nas tabernas venezianas. Como o teor alcoólico dos vinhos era bem  maior do que o das cervejas que eles bebiam em casa, veio a necessidade da diluição com soda.
Com o tempo, o ritual  do  aperitivo do norte da Itália se espalhou para o resto do país, e com ele as variantes do Spritz original. Em muitas cidades, houve  a introdução gradual de diferentes variantes, tais como acentos da cor. Estes incluíram a adição de álcool laranja e vermelho, como Aperol, Bitter Campari e Select (este último quase exclusivamente na cidade de Veneza). Ou preto como ChinaMartini e Cynar.No entanto, na última década, o Spritz Aperol com Prosecco se tornou o mais popular: fresco, espumante e leve, a bebida ideal para o entardecer. 

Mas o Spritz não é apenas um fenômeno italiano. Tanto o Spritz quanto o  Aperol, começaram  a se firmar em muitos países diferentes, incluindo os EUA. Por exemplo, no hit "Meet the Parents", estrelado por Robert de Niro, Barbra Streisand e Dustin Hoffman, este último oferece a  "De Niro" um Spritz italiano em vez do seu habitual Tom Collins.

Italian Spritz!

The Italian Spritz: Aperol & Prosecco

Embora seja fácil fazer um Spritz Aperol, é sempre bom fazer experimentos para determinar as proporções que se adequem à seu gosto.

A  receita original pede vinho branco e soda numa combinação com Campari ou Aperol. Há muitas variações, dependendo de quanto amargo ou borbulhante você preferir, mas eles são todos baseados em três ingredientes básicos: vinho ou prosecco, um aperitivo amargo (Aperol, Campari, Cynar, etc), e soda, tônica ou água com gás.

O  Spritz Aperol é um pouco menos amargo do que com Campari, e  é feito com  Prosecco em vez de vinho branco (normalmente, mas pode ser como quiser). Esta escolha, com Prosecco é  mais efervescente do que com vinho!!


Spritz Bitter (com Campari)

Spritz Sweet (com Aperol) 

Aperol Spritz

Receita  da *Carol :

 3 partes de espumante ou prosecco;
 2 de Aperol; 
 1 de soda; 
 Rodelinhas finas de laranja e muito gelo. 
          
Dicas: A melhor soda é a  San Pellegrino (vende no Chuí), mas na falta de...  Pode ser feito com tônica nacional. 
            Quanto mais Aperol, mais alaranjado...E mais lindo!!!

Se uma bebida levemente amarga, borbulhante e refrescante é boa o ano todo...Nas noites quentes de verão então, é PERFEITA!!!! 


*Carol, uma amiga que sugeriu este post e que é fã do Spritz!! Vamos esperar pelo comentário dela, uma "expert" no assunto. Ótima dica, Carol!! Aprovadíssimo,valeu!!

          

                                                                                          Vera Márcia

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

FORMINHAS DE DOCES EM FORMA DE FLORES


Se antes as forminhas de doces tinham a função básica de proteger o doce e não deixá-lo em contato direto com o suporte, agora são consideradas um item de decoração.
Os doces foram se sofisticando e as forminhas tiveram que acompanhar essa evolução. Hoje há opções caras e requintadas  e outras mais em conta. Entre os tipos de forminhas, existem as de tecido, de papel e de tela. Se couber no seu orçamento, vale a pena investir nas de tecido. Elas deixam a mesa maravilhosa além de transmitirem um ar de exclusividade. Mas você pode usar um pouco de cada tipo. 
Para não ficar tão dispendioso, uma ideia é colocar os doces das camadas inferiores em caixetas de papel deixando as forminhas em forma de flores para as camadas superiores.  
Se você tiver um decorador, combine com ele as cores  das forminhas para  os doces. O papel da doceira será ajudar na hora de definir o modelo mais adequado para cada tipo de doce.






























Rosalice

sábado, 19 de janeiro de 2013

SUNSET PARTY - Um dia espetacularmente diferente...


Estamos na fase das chamadas de Sunset, festas que começam no final de tarde, e terminam por volta da meia noite. Normalmente, são em lugares abertos onde as pessoas podem curtir o pôr do sol e aproveitar a paisagem. Semana passada, participei de uma festa deste tipo. Motivo? Reunir mais uma vez os amigos.  O acontecimento foi pura diversão!


Preparação do local...



Mesa e bancos de areia prontos ...



Depois de tudo arrumado, o grupo de amigos sentou à volta da mesa e deu boas risadas. 


















No meio da areia, com o mar à frente e as dunas atrás, esteiras, velas e um menu delicioso, o lugar foi perfeito para assistir ao pôr do sol e brindar, com muito champanhe, a felicidade. 

Rosalice