Spritz é uma bebida refrescante que é comumente servido na parte norte da Itália, especialmente em Veneza. Muitas cidades tem sua própria versão desta bebida. Na última década, o Aperol Spritz com Prosecco se tornou o mais popular dos "Spritz" servido na Itália. Por ser uma bebida pobre em álcool, é ótima para o início de sua refeição, pois é uma bebida digestiva que aguça o apetite. Em Veneza, é simplesmente chamada de "spreetz".
ORIGEM
Acredita-se que o Spritz nasceu durante a ocupação pela Áustria, na Itália. Seu nome, na verdade, pode derivar do verbo alemão "spritzen", "spray", espirrar, ou pode ser ligado ao nome de determinados vinhos austríacos da região ocidental de Wachau. Soldados alemães logo se acostumaram a beber vinhos locais, nas tabernas venezianas. Como o teor alcoólico dos vinhos era bem maior do que o das cervejas que eles bebiam em casa, veio a necessidade da diluição com soda.
Com o tempo, o ritual do aperitivo do norte da Itália se espalhou para o resto do país, e com ele as variantes do Spritz original. Em muitas cidades, houve a introdução gradual de diferentes variantes, tais como acentos da cor. Estes incluíram a adição de álcool laranja e vermelho, como Aperol, Bitter Campari e Select (este último quase exclusivamente na cidade de Veneza). Ou preto como ChinaMartini e Cynar.No entanto, na última década, o Spritz Aperol com Prosecco se tornou o mais popular: fresco, espumante e leve, a bebida ideal para o entardecer.
Mas o Spritz não é apenas um fenômeno italiano. Tanto o Spritz quanto o Aperol, começaram a se firmar em muitos países diferentes, incluindo os EUA. Por exemplo, no hit "Meet the Parents", estrelado por Robert de Niro, Barbra Streisand e Dustin Hoffman, este último oferece a "De Niro" um Spritz italiano em vez do seu habitual Tom Collins.
Embora seja fácil fazer um Spritz Aperol, é sempre bom fazer experimentos para determinar as proporções que se adequem à seu gosto.
A receita original pede vinho branco e soda numa combinação com Campari ou Aperol. Há muitas variações, dependendo de quanto amargo ou borbulhante você preferir, mas eles são todos baseados em três ingredientes básicos: vinho ou prosecco, um aperitivo amargo (Aperol, Campari, Cynar, etc), e soda, tônica ou água com gás.
O Spritz Aperol é um pouco menos amargo do que com Campari, e é feito com Prosecco em vez de vinho branco (normalmente, mas pode ser como quiser). Esta escolha, com Prosecco é mais efervescente do que com vinho!!
Spritz Bitter (com Campari)
Spritz Sweet (com Aperol)
Receita da *Carol :
3 partes de espumante ou prosecco;
2 de Aperol;
1 de soda;
Rodelinhas finas de laranja e muito gelo.
Dicas: A melhor soda é a San Pellegrino (vende no Chuí), mas na falta de... Pode ser feito com tônica nacional.
Quanto mais Aperol, mais alaranjado...E mais lindo!!!
Se uma bebida levemente amarga, borbulhante e refrescante é boa o ano todo...Nas noites quentes de verão então, é PERFEITA!!!!
*Carol, uma amiga que sugeriu este post e que é fã do Spritz!! Vamos esperar pelo comentário dela, uma "expert" no assunto. Ótima dica, Carol!! Aprovadíssimo,valeu!!
Vera Márcia
Nenhum comentário:
Postar um comentário